Rua General Costa Campos, nº 122

Centro - Alfenas - MG

35 35 3292-4992

35 9 9730 2293

Seg. à Sex.: 8:00 - 11:30

das 13:30 às 17:30

Quem Somos

“…o intuito de ajudar na busca de soluções em razão dos alarmantes índices de criminalidade, envolvendo menores na cidade de Alfenas.”

Nossa História

A Associação Dias Melhores nasceu em setembro de 2004 quando os fundadores Luciane Csizmar de Oliveira, Vander Cherry Marcolino, Fernanda Brandão Ferreira e Flaviane Inês Goulart, juntamente com cerca de 40 pessoas realizaram a Assembleia de Fundação da ONG, com o intuito de ajudar na busca de soluções em razão dos alarmantes índices de criminalidade, envolvendo menores na cidade de Alfenas.

A princípio a “Dias Melhores” contou com o apoio da família Oliveira, leia-se Rogério Flausino, tendo como madrinha a senhora Maria das Graças de Oliveira Oliveira (conhecida carinhosamente por Dacha). Após alguns anos a família anunciou a retirada do apoio, justificando que era hora de ajudar outra instituição.

Nesta época, a instituição mantinha o Projeto Fênix que atendia 80 crianças em contra turno escolar, com faixa etária entre 13 e 17 anos, que se encontravam em situação de vulnerabilidade social. Ainda neste período, o prefeito da época sugeriu que passássemos a atender adolescentes em Conflito com a Lei, assim reduzimos o número de atendidos. Eram 40 adolescentes em contra turno escolar.  Em 2010, este trabalho foi interrompido também a pedido da administração municipal.

Com a ajuda do Judiciário, a Dias Melhores continuou a tarefa social aplicando a Medida Socioeducativa a infratores, neste caso, a PSC (Prestação de Serviço à Comunidade).  Além disto, desenvolvia o projeto Liga Mãe-Cidadã – trabalho de amparo às mães de adolescentes, utilizando estratégias que visavam não só a independência financeira, mas, a promoção da autoestima, por meio de iniciativas culturais, profissionalizantes, educacionais, lazer e de reflexão. Paralelo a este trabalho, mantemos desde 2007, a Casa dos Meninos – Abrigo que funciona em regime de Casa – lar, que abriga crianças que são retiradas do convívio familiar, por decisão judicial. E, desde 2013, o carro chefe da instituição passou a ser o Programa Jovem Aprendiz, juntamente com a Casa dos Meninos. Mantendo ainda projetos importantes como o CASCAF – Centro de atendimento social a crianças, adolescentes e seus familiares: serviço de atendimento, orientação encaminhamento, e acompanhamento dos casos atendidos até a obtenção do resultado final.Atualmente, a Associação Dias Melhores conta com o apoio do Executivo e Judiciário, além de ações voluntárias e campanhas.

Missão:

Promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças afastadas da família por medida protetiva, por meio de abrigamento, até que seja viabilizado o retorno ao convívio familiar de origem ou, encaminhamento para família substituta;

Visão: 

Ser reconhecida pela sociedade como importante articuladora e agente do desenvolvimento do Programa Jovem Aprendiz, e referência em acolhimento de crianças retiradas do convívio familiar por meio de medida protetiva judicial.

Valores:

  • Inovação
  • Trabalho em equipe
  • Compromisso social
  • Ética
  • Transparência
  • Responsabilidade
  • Integridade
  • Comprometimento
  • Respeito à diversidade
  • Autonomia
  • Solidariedade
  • Protagonismo Social.

 

Para saber mais, entre em contato por email ou nosso numero de telefone.

Contato da Associação

Rua General Costa Campos, nº 122 - Centro

Alfenas/MG

+55 35 3292-4992

+55 35 9 9730 2293

Desenvolvido por Info ABi - Abel Biasi Designer

+55 35 9 8479 5560 | abelbiasi@infoabi.com.br